Como funciona o Z-wave
A tecnologia original de automação residencial sem fio, Z-Wave estabelece padrões para automação residencial sem fio. Z-Wave ampliou a gama utilizável de domótica, fazendo todos os dispositivos funcionam como repetidores. Sua maior confiabilidade da rede também permitiu aplicações comerciais. dispositivos Z-Wave são projetados para a maior facilidade de instalação.
ZigBee
Semelhante ao Z-Wave, ZigBee é estritamente uma tecnologia de automação doméstica sem fio.
A tecnologia ZigBee tem tido alguma dificuldade na aceitação entre os entusiastas de automação doméstica, em grande parte porque os dispositivos Zigbee muitas vezes têm dificuldade para se comunicar com a maor parte dos modulos fabricados por diferentes fabricantes. Zigbee pode não ser recomendado para aqueles que levam a sério a automação residencial, a menos que pretendem utilizar apenas dispositivos feitos pelo mesmo.
Z-wave
Um dos mais vantajosos sistemas em Domótica utiliza uma Frequência Z-Wave que é um protocolo para automação de baixo custo completamente wireless. É implementável em qualquer estrutura, nova ou antiga, sem exigências ao nível de infraestrutura prévia.
O utilizador pode elaborar um sistema com dois dispositivos e ir acrescentando novos à medida da sua conveniência.
Com tecnologia digital bidirecional, congrega todos os dispositivos numa rede mesh para o controlo completo de residências, espaços comerciais e até mesmo edifícios de serviços com maiores dimensões. O controlo poderá ser feito dentro e fora do espaço, através da internet usando qualquer computador ou telemóvel, sempre de forma segura.
Tecnologicamente o Z-Wave destaca-se pela fiabilidade, baixo consumo, rapidez e alcance das suas redes.
O fato de trabalhar numa banda estreita que está fora dos 2,4 GHz, não sofre interferências de redes wireless, sistemas Bluetooth, telefones sem fio ou dispositivos de transmissão áudio/vídeo.
Cada equipamento Z-Wave, após configurado na sua rede, repete as mensagens que lhe chegam via rádio frequência, sendo que o dispositivo alvo, responde com a confirmação de comando efetuado.
Obtemos portanto uma rede de alcance bastante alargado desde que os dispositivos estejam espaçados entre si até um máximo de 30 metros em linha de vista (poderá ser inferior mediante as características da estrutura). Todo este processo de envio, repetição, execução e devolução da confirmação de comandos, é produzido praticamente de forma instantânea e com um consumo residual.